Como obter CNH Digital gratuitamente

Mais de 716 mil empresas podem ser excluídas do Simples Nacional
1 de outubro de 2018
Comerciantes devem informar seu estoque mensalmente e suas vendas diariamente através do Emissor de Cupom Fiscal – Bloco X.
1 de outubro de 2018

CNH Digital já está disponível para todo o Brasil e neste texto, você aprenderá como instalar no seu celular gratuitamente com o uso do certificado digital.

Para quem não conhece, a nova CNH Digital ou a CNH-e é a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação e contém todas as informações da carteira impressa. Ela garante a autenticidade do documento, já que a assinatura foi comprovada através de um certificado digital.

 

Verifique se sua CNH de papel foi emitida a partir de maio de 2017 e se possui QR Code, ele se localiza na parte interna do documento.
Para quem tem Certificado Digital, todo o processo pode ser feito on-line. Você não precisará ir pessoalmente ao Detran.

 

Passo 1 – CNH Digital cadastro

Passo 2 – Como fazer o cadastro da CNH Digital?

  • Depois de realizar o seu cadastro, faça o Login usando o seu Certificado Digital
  • Selecione o seu Certificado Digital, insira a sua senha e clique em ok.
  • Em usuário clique em “meus dados”
  • No campo CNH insira o número do registro(localizado abaixo da foto)
  • Insira o número de segurança(localizado no verso da CNH, abaixo da data de emissão)
  • Preencha o número do celular
  • Declare que leu e concorda com os termos e clique em enviar ou  alterar (caso você já tenha o cadastro)

Passo 3 – Como ativar CNH Digital?

  • Em CNH Digital, clique em ativação:
  • Consulte se os dados estão corretos. Clique em ativar.
  • Após os dados confirmados pelo DETRAN, você receberá o código de ativação que pode ser envidado por e-mail ou na própria tela do portal (Ele tem validade de 48hrs).

Passo 4 – Baixe o Aplicativo CNH Digital

Acesse a loja do seu dispositivo e digite “CNH Digital“. Instale o aplicativo e depois abra-o

  • Use a senha de acesso do portal ( Aquela criada no passo 1),
  • Digite o código de ativação
  • No primeiro login, é preciso criar uma senha de 4 dígitos, conhecida também como PIN. Essa senha irá armazenar seus documentos com segurança.

Pronto! Agora a sua CNH estará disponível em seu celular.

Se você esquecer o seu documento físico em casa, calma, não tem problema! Sua Carteira de Habilitação estará armazenada no seu celular e de forma offline. Você não precisará estar conectado sempre à internet para mostrar seu documento. Basta que o seu celular esteja carregado.

CNH Digital QR Code

Outra coisa legal da CNH-e é que a ferramenta oferece um QR Code que pode ser lido e validado quantas vezes você precisar. ( Ele será utilizado também pelo guarda de trânsito para verificar a autenticidade do documento)

Baixar CNH Digital

Você pode exportar uma cópia em formato PDF com o arquivo da assinatura digital. Lembrando que a versão impressa continuará sendo emitida normalmente em todo o país. A novidade é que, agora, o condutor do veículo poderá dirigir apenas com a CNH eletrônica. Legal, né?

Uma observação muito importante: quando houver fiscalizações, você precisa estar com o seu dispositivo carregado. Se não estiver, será considerado que a CNH não está sendo portada e a multa pode ser aplicada.

Perda ou roubo da CNH Digital

Em caso de perda ou roubo do aparelho, você precisará bloqueá-lo no Portal de Serviços do Denatran para impedir o uso de sua conta e acesso aos documentos.

 

Fonte: Certisign Certificadora Digital S/A