As novas regras para aposentadoria 2019

Receita Federal institui o Cadastro Nacional de Obras (CNO)
4 de janeiro de 2019
Publicado novo cronograma do eSocial
4 de janeiro de 2019

A partir de 2019 as regras para aposentadoria estão diferentes. Até 2018 o calculo para se aposentar por tempo de contribuição sem passar pelo fator previdenciário era necessário ter uma certa pontuação. A pontuação era de 85 para mulheres e 95 para homens. O calculo da pontuação é a soma da idade com o tempo de contribuição. Dessa forma na forma antiga da lei a soma da idade com o tempo de contribuição da mulher era necessário ser de 85 e do homem necessário 95 pontos.

Na forma nova da lei a quantidade de pontuação irá aumentar gradualmente. Em 2019 a pontuação necessária para o homem aposentar é de 96 e para mulher é de 86. Dessa forma no calculo da aposentadoria não será aplicado o fator previdenciário. A lei prevê um aumento constante até 2026. No final a pontuação necessária para o homem aposentar é de 100 e para mulher aposentar é de 90 pontos.

Lembrando que essa soma de pontos é a soma da idade do segurado mais o tempo de contribuição. E dessa forma de calcular a aposentadoria não será aplicado o calculo do fator previdenciário. Portanto a partir de 2019 há mudanças na forma de calcular idade e tempo de contribuição para se aposentar.

Fonte: Previdência Social